background

a determinar

PROGRAMA

10 SET

Intelligent Design, a nova designação do criacionismo.

O significado da palavra "teoria" em linguagem comum e em ciência. Evolução: facto ou teoria? O criacionismo: falsa alternativa à Teoria da Evolução.

Evolução cronológica da teoria da evolução: os idealistas, os realistas, Linnaeus, Hutton, Lamarck, Malthus, Cuvier, Lyell, Darwin, Wallace e Mendel, contribuições mais relevantes.


T01

11 SET

T02

18 SET

Evidências que suportam a teoria da evolução: fósseis, orgãos vestigiais, embriologia, o material genético, biogeografia e observação directa. Darwin e Wallace, contribuições. As observações de Darwin encapsuladas na “Origem das espécies”.

T03

24 SET

Os pressupostos de Hardy-Weinberg e derivação do modelo.

Teste estatístico do equilíbrio de Hardy-Weinberg. Formulação da hipótese nula. Considerações sobre a utilidade prática do equilíbrio de Hardy-Weinberg.

T04

DATA

TEMA

LEITURA

Factores evolutivos, parte 1: o impacto evolutivo da deriva genética; o impacto evolutivo da selecção natural e das mutações.

T06

25 SET

T07

T09

2 OUT

T10

8 OUT

T11

T12

Geografia de especiação: Modos de especiação - em alopatria (vicariância e dispersão) e em simpatria. Espécies em anel, implicações para a definição de espécie.

As consequências evolutivas das glaciações na Europa.

Evolution

(placeholder)

24

25

Introdução ao curso: organização; referência geral aos assuntos que serão abordados; navegação na página dedicada; avaliação.


SLIDES

T08

Evolução molecular. Variabilidade genética e marcadores moleculares. Consequências das mutações ao longo do tempo: homoplasias e modelos de evolução. Relógio molecular: definição, aplicação e calibração. As mutações sinónimas e não sinónimas, exões, intrões e pseudogenes.

1 OUT

Especiação: como é que as populações e espécies se modificam ao longo do tempo?  Gradualismo e Equilibrio pontuado.  Mecanismos de formação de novas espécies: barreiras reprodutivas prézigóticos. Geografia de especiação: Modos de especiação - em alopatria (vicariância e dispersão) e em simpatria.

Um caso de estudo da evolução molecular: o gene codificante do cristalino em topeiras.

Videos: Conceitos de espécie; problemas de aplicação dos três principais conceitos de espécie à realidade.


9 OUT

T13

Que tipos de memória existem e como funcionam? Trabalho profundo e superficial: como planear? Como fazer apontamentos? O exemplo das notas Cornell. Como organizar o estudo: local, preparação e concentração. O método Pomodoro.

T05

15 OUT

16 OUT

22 OUT

23 OUT

Factores evolutivos, parte 2: o impacto evolutivo das mutações e da migração.

Center for Marine Sciences, Faro, University of Algarve, Portugal