Evolution

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Nomeie 5 cientistas que distinguiria no avanço do estudo da Evolução? Justifique cada um dos  casos, procurando os tópicos em que estes trabalharam e que as contribuições mais relevantes.


O que é que mudou na determinação da idade do planeta Terra entre o que Lord Kelvin propôs e o que se sabe actualmente?


Qual a maior contribuição de Lamarck para o estudo da evolução?


Quais as observações principais de Darwin?


Porque é que as ideias de Darwin e Wallace incomodaram a sociedade da época?


Qual a diferença entre macro e microevolução?


Explique a afirmação de Darwin: “I am quite conscious that my speculations run quite beyond the bounds of true science.”


Explique em que consistem os principais mecanismos que promovem a evolução?


Qual a diferença entre homologia e analogia, e dê exemplos diferentes (se possível) dos que foram dados nas aulas.


Porque é que a mutação tem um efeito visível a longo prazo, enquanto que a deriva genética o pode ter em muito poucas gerações?


Em que consiste a lei fundamental da genética de populações?


O que é uma população modelo?


Enuncie todas as condições de uma população modelo?


Como se testa se uma população se encontra em EHW? Qual a hipótese nula? E qual o nível de significância a utilizar? Quais os graus de liberdade?


A deriva genética não actua em populações grandes. Esta afirmação é correcta? Explique.


Relativamente ao impacto na alteração genética como classificaria a importância dos vários factores evolutivos?


Qual a expressão para a alteração frequências de um alelo de um sistema dialélico depois da migração (delta q, por exemplo).


Numa população de 900 borboletas, a frequência  (p) do alelo rápido da enzima fosfoenol piruvato é 0.6. Noventa borboletas migram para esta população, sendo a frequência do alelo lento (q) 0.8. Qual a alteração da frequência alélica.


Se W11, W12, e W22 representam o fitness dos seguintes genotipos A1A1, A1A2, and A2A2, diga qual o resultado esperado para as frequências dos alelos A1 e A2:

W11 = W12  > W22

W11 = W12  < W22

PROBLEM 1

If 9% of an African population is born with a severe form of sickle-cell anemia (ss), what percentage of the population will be more resistant to malaria because they are heterozygous(Ss) for the sickle-cell gene? solution


PROBLEM 2

This is a classic data set on wing coloration in the scarlet tiger moth (Panaxia dominula). Coloration in this species had been previously shown to behave as a single-locus, two-allele system with incomplete dominance. Data for 1612 individuals are: White-spotted (AA) =1469 Intermediate (Aa) = 138 Little spotting (aa) =5. Calculate all genotipic and allelic frequencies.

solution


PROBLEM 3

After graduation, you and 19 friends build a raft, sail to a deserted island, and start a new population, totally isolated from the world. Two of your friends carry (that is, are heterozygous for) the recessive cf allele, which in homozygotes causes cystic fibrosis.

Assuming that the frequency of this allele does not change as the population grows, what will be the frequency of the cystic fibrosis allele on your island? solution

Cystic fibrosis births on the island is how many times greater than the original mainland. The frequency of births on the mainland is 0.059%.

solution



PROBLEM 4

For a human blood, there are two alleles (called S and s) and three distinct phenotypes that can be identified by means of the appropriate reagents. The following data was taken from people in Britain. Among the 1000 people sampled, the following genotype frequencies were observed SS = 99, Ss = 418 and ss = 483. Calculate the frequency of S and s in this population and carry out a X2 test. Is there any reason to reject the hypothesis of Hardy-Weinberg proportions in this population?

solution


PROBLEM 5

A scientist has studied the amount of polymorphism in the alleles controlling the enzyme Lactate Dehydrogenase (LDH) in a species of minnow. From one population, 1000 individuals were sampled. The scientist found the following genotype frequencies: AA = 0.080, Aa = 0.280; aa = 0.640. From these data calculate the allele frequencies of the "A" and "a" alleles in this population. Use the appropriate statistical test to help you decide whether or not this population was in Hardy-Weinberg equilibrium.

solution

Compare os marcadores moleculares nas suas várias características.


Liste algumas das vantagens e desvantagens da utilização de marcadores mitocondriais em genética de populações.


Quais são os factores que devem ser levados em conta na decisão de que marcadores moleculares devem ser usados num estudo ecológico?


Enuncie os principais argumentos contra e a favor dos conceitos de espécie, referindo-se em particular aos conceitos morfológico e biológico.


Enuncie os tipos de barreiras pré e pós-zigóticas.


Como é que podemos testar as teorias ecológicas e genéticas de isolamento pós-zigótico?


Faça a legenda adequada para esta figura.

Porque é que a existência de espécies em anel se revela tão importante no estudo da especiação?


Refira-se aos vários modos de especiação.

Diga em que consiste A, B, C e D. Faça a legenda adequada para esta figura.

A

B

C

D

A que espécie se refere a figura abaixo e porque é que esta espécie é relevante no estudo da Evolução?

Anolis das Caraíbas

1. Uma adaptação é uma estrutura ou função comum numa população porque aumenta a capacidade de sobrevivência num ambiente específico. Forneça um exemplo e uma explicação de uma adaptação nos lagartos Anolis.

2. O que é um ecomorfo? Forneça um exemplo do laboratório virtual.

3. Em que é que um ecomorfo é diferente de uma espécie?

4. As espécies de lagartos morfologicamente mais semelhantes são mais aparentadas com base nos resultados obtidos neste módulo? Explique sua resposta.

5. Se a população de uma das ilhas  fosse reintroduzida na ilha original, prevê que os lagartos das duas populações ainda acasalariam e se reproduziriam? Justifique sua resposta.

6. Se uma espécie de Anolis com barbelas escuras colonizasse uma ilha densamente arborizada, o que aconteceria com o tempo à cor da barbela. Usando seu conhecimento de seleção natural e genética, explique sua previsão.


Exercícios de perguntas de escolha multipla


LINK 1


LINK 2


LINK 3


LINK 4


Esgana-gata

1. Avalie as duas afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas. Justifique sua resposta com uma ou duas frases.

     “Ter espinhas pélvicas é sempre vantajoso para um esgana-gata.”

     “Todas as mutações são más.”

2. Que características específicas do ambiente no lago Bear Paw, no Alasca, podem ter favorecido a sobrevivência e a reprodução do peixe esgana-gata com pélvis reduzida? Responda em duas ou três frases.

3. No video, Dr. Bell observa que em várias populações de água doce e em vários momentos da história, a frequência de peixes esgana-gata com espinhos pélvicos diminuiu e a frequência de peixes-esgana-gata com pélvis reduzida aumentou. Isso demonstra que:

     a. apenas peixes com pélvis menores migram para a água doce.

     b. ambientes semelhantes selecionam mudanças genéticas semelhantes.

     c. a pélvis dos peixes marinhos é destruída pela água doce.

4. Escolha se cada afirmação abaixo é verdadeira ou falsa.

     A mudança evolutiva sempre leva milhões de anos.

     Os esgana-gata perdem suas espinhas pélvicas sempre que estão em água doce.

     Mudanças drásticas nas características, como a perda de membros, podem ocorrer por meio de mutações que afetam um único gene.

5. Durante a estação de cheias , um lago transborda e alguns peixes de água doce são levados para o oceano. Para cada uma das seguintes afirmações, escolha o resultado mais provável de ocorrer e justifique.

     Quando atingem a água salgada, os peixes individuais irão ou não irão gerar espontaneamente espinhas pélvicas durante a sua vida.

     Mais peixes com ou sem espinhos pélvicos serão comidos por predadores de boca grande.

     Ao longo de muitas gerações, a frequência de peixes esgana-gatas com espinhos pélvicos aumentará ou diminuirá nas populações descendentes do original que saiu do lago.