REGISTO

LOCAL

ORADORES

PROGRAMA

COMISSÃO CIENTÍFICA

COMO CHEGAR e ONDE FICAR

HOME

Workshop 2

Workshop 1

Debate

Faro, 24-26 de Janeiro 2018

Pesca Artesanal: desafio de gestão

Margarida Castro, PhD (UALG/CCMAR)

Trabalha em questões ligadas à biologia, pescas e conservação de recursos, particularmente de crustáceos. Publicou em 2016 um trabalho em que aborda especificamente as alterações ecológicas, sociais e económicas da  pesca artesanal e recreativa. [pdf]

Miguel Gaspar, PhD (IPMA)


Ana Fraga

Doutoranda de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. É

agente da Polícia Marítima desde 2008, com competências na fiscalização  de pescas, recreio e actividades no domínio público marítimo.

Miguel B. Gaspar é investigador auxiliar no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e faz parte do Grupo de Investigação “Pescas, Biodiversidade e Conservação” do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. Em 1990 concluiu a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve e em 1997 obteve o grau de Doutor pela mesma universidade na área das Ciências do Mar. É responsável pelo Programa de investigação “Gestão sustentável da pequena pesca e apanha” do IPMA e pela gestão da pescaria de bivalves com ganchorra. O trabalho de investigação que tem desenvolvido está relacionado com a gestão da apanha e pequena pesca, com a gestão espacial do espaço marítimo e com os impactos decorrentes da pesca e aquacultura nos ecossistemas marinhos, sendo coordenador de diversos projectos de investigação, tanto nacionais como internacionais, relacionados com estas temáticas. É autor ou coautor em cerca de cento e sessenta publicações em revistas científicas internacionais, capítulos de livros e livros.



Inscrição

Jorge Gonçalves, PhD, CCMAR

Investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, desenvolve projectos de investigação relacionados com as pescas desde 1992. As áreas da sua especialidade incluem a selectividade de artes de pesca, impacto das artes sobre os fundos, mapeamento de bancos de pesca, pesca recreativa, valorização de recursos pesqueiros, redução e mitigação da pesca acessória e das rejeições e gestão de pesca.